quarta-feira, 16 de maio de 2007

Vanádio

O vanádio (homenagem a deusa Vanadis) é um elemento químico , símbolo V , número atômico 23 ( 23 prótons e 23 elétrons ) de massa atómica 51 u que, nas condições ambientes , é encontrado no estado sólido.

Foi descoberto pelo mineralogista espanhol Andrés Manuel del Río, no México, em 1801, num mineral de chumbo. Em 1830, o sueco Nils Gabriel Sefström descobriu o elemento num óxido que encontrou enquanto trabalhava numa mina de ferro e deu-lhe o nome pelo qual é conhecido atualmente.

Está situado no grupo 5 ( 5B ) da tabela periódica dos elementos. É um metal dúctil , macio e apesar de ser bem mais abundante que o cobre, com uma abundância crustal de 160 ppm, forma poucos minerais. A razão do vanádio formar tão poucos minerais reside no facto de o ião (ion) V3+ ser geoquimicamente semelhante ao ião Fe3+, um ião abundante e constituinte de muitos minerais. Assim, o ião V3+ geralmente substitui o Fe3+ nos minerais (notavelmente na magnetita) em lugar de formar os seus próprios minerais. É, ainda assim, encontrado em diversos minerais, e é empregado principalmente em algumas ligas metálicas

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Metais_pesados

Nenhum comentário: