quarta-feira, 16 de maio de 2007

O molibdênio

O molibdênio ou molibdénio (do grego molybdaina, chumbo) é um elemento químico de símbolo Mo de número atômico 42 (42 prótons e 42 elétrons) e de massa atómica igual a 96 uma. À temperatura ambiente, o molibdênio encontra-se no estado sólido.

É um metal de transição encontrado no grupo 6 (6B) da Classificação Periódica dos Elementos. Foi descoberto em 1782 pelo sueco Peter Jacob Hjelm. É um elemento químico essencial sob o ponto de vista biológico, e na industria é muito usado na forma de ligas metálicas, principalmente no aço.

Características principais

O molbdênio é um metal de transição. O metal puro é de coloração branco prateado e muito duro; além disso, tem um dos pontos de fusão mais altos entre todos os elementos puros. Em pequenas quantidades, é aplicado em diversas ligas metálicas de aço para endurece-lo e torná-lo resistente a corrosão. Por outro lado, o molibdênio é o únco metal da segunda série de transição cuja essencialidade é reconhecida do ponto de vista biológico; é encontrado em algumas enzimas com diferentes funções, concretamente em oxotransferases (função de transferência de elétrons ), como por exemplo a xantina oxidase, e na nitrogenase (função de fixação de nitrogênio molecular ).

Propiedades

-Calor específico:250 J/(kg•K)
-Nome, símbolo, número: Molibdênio, Mo, 42
-Série química: Metal de transição
-Grupo, periodo, bloco: 6, 5 , d
-Densidade, dureza:10280 kg/m3, 5,5
-Aparência:Gris metálico
-Estado da matéria: Sólido
-Ponto de fusão: 2896 K
-Ponto de ebulição: 4912 K
-Calor de vaporização: 598 kJ/mol
-Calor de fusão: 32 kJ/mol

Nenhum comentário: