quarta-feira, 16 de maio de 2007

Estrôncio

O estrôncio ( de estronciana ) é um elemento químico de símbolo Sr de número atômico 38 ( 38 prótons e 38 elétrons ) e de massa atómica igual a 87,6 u. À temperatura ambiente, o estrôncio encontra-se no estado sólido.

É um metal alcalino-terroso ( do grupo 2 ou 2A ) da Classificação Periódica dos Elementos. Abundante na natureza na forma de sulfatos e carbonatos.

Foi identificado em 1790 por Adair Crawford e isolado , pela primeira vez, por Humphry Davy. Sua principal aplicação é em cristais para tubos de raios catódicos de televisores coloridos.


Características principais

O estrôncio é um metal de coloração prateada brilhante, pouco maleável, que rapidamente se oxida em presença do ar adquirindo uma tonalidade amarelada devido a formação do óxido, por isso deve ser conservado imerso em querosene. Devido à sua elevada reatividade, o metal se encontra na natureza combinado com outros elementos formando compostos. Reage rapidamente com a água libertando hidrogênio para formar o hidróxido.
O metal arde em presença do ar - espontaneamente quando se encontra na forma de pó finamente dividido - com chama vermelha rosada formando óxido e nitreto; como o nitrogênio não reage abaixo da temperatura de 380ºC, forma-se unicamente óxido quando arde a temperatura ambiente. Os sais voláteis de estrôncio produzem uma chama coloração carmim, por isso usados em pirotécnia.
Apresenta três estados alotrópicos com pontos de transição a 235ºC e 540 ºC.

Nenhum comentário: