terça-feira, 15 de maio de 2007

Cromo

Nome do elemento: Cromo
Símbolo Químico: Cr
Classificação: Metal de Transição
Estado Físico: Sólido (T=298K)
Origem do nome: Do grego "chroma" que significa cor.
Introdução: O cromo é um metal prateado, brilhante, com grau de dureza elevado e resistente a corrosão. Ele é um metal de transição, pertence ao grupo 6 da tabela periódica e é um dos metais mais importantes desse grupo.
Em 1766, J. G. Lehmann descobriu em Ekateribourg, Sibéria, um novo mineral, descrevendo-o como "nova minera plumbi specie crystallina rubra". Nos trinta anos seguintes, vários pesquisadores fizeram inúmeras suposições sobre a composição deste novo mineral.
Em 1797, Louis-Nicholas Vanquelin na sua publicação "Mémoire sur une nouvelle substance métallique, contenue dans le plomb rouge de Sibérie , et qu’on propose d’appeler chrome", mostrou que o chumbo contido naquela nova, se apresentava como óxido de um novo metal.
O novo elemento foi chamado de cromo (cor), por seus serem coloridos.

Densidade do sólido: 7,140 (g/cm3)
Ponto de Fusão: 2180,0 K
Ponto de Ebulição: 2944,0 K
Onde encontrar: Ele não ocorre livre na natureza, mas somente na forma de seus compostos. Ele é encontrado numa grande variedade de minerais na crosta terrestre. Os dois minerais mais importantes do cromo são:
Crocoíta (PbCrO4), que é um mineral raro, encontrado nas zonas de oxidação dos depósitos de chumbo (Pb). Ele não é suficientemente abundante para ser de valor comercial, sendo entretanto de interesse histórico, devido a descoberta do elemento cromo em sua composição.
Cromita (FeCr2O4), é o principal minério de cromo. Os principais produtores de minério de cromo são a Rússia, África, Filipinas e Turquia.
O Brasil é o líder na América Latina dos depósitos de cromita (FeCr2O4), destacando-se como o maior produtor e detentor das maiores reservas de minério de cromo conhecidas na América do Sul. Estes recursos estão distribuídos em quatro Estados: Bahia, Minas Gerais, Amapá e Goiás.
Embora sem muito destaque, do ponto de vista quantitativo, tem-se referências de pequenos jazidas em São Paulo, Pará e Ceará.
Utilização: - Liga de ferro–cromo, com resistência à altas temperaturas;
- Ligas com resistência à corrosão;
- Ligas com resistência à corrente elétrica;
- Sais de cromo – indústria de tintas;
- Coloração de vidros - cor verde;
- A cromita (FeCr2O4) é usada na fabricação de refratários;
- O dicromato de potássio (K2Cr2O7), como agente oxidante;
- Na indústria têxtil;
- Na fabricação de fitas K7 e VHS.

Fonte: http://www.christus.com.br/infochristus/tabperiodica/elementos/cromo/cromo.htm


Paola Souza

Nenhum comentário: